segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Concurso de Leitura 2012: "Lê melhor quem lê mais"

A Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal Miguel Torga e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arganil – Bibliotecas Escolares vai organizar a 6ª edição do concurso “Lê melhor quem Lê mais”.
Este concurso, que tem constituído um êxito em anos anteriores, apresenta como objectivos: promover hábitos de leitura e desenvolver o gosto pela leitura em voz alta em crianças que frequentam o 4º ano de escolaridade.
O concurso desenvolve-se em duas eliminatórias e a final. A primeira eliminatória decorre em sala de aula onde o professor de turma organiza a primeira prova que permitirá escolher os três melhores, que passarão à eliminatória seguinte.
A segunda prova acontece na Biblioteca Escolar onde o júri, nomeado pela Professora Bibliotecária do Agrupamento que coordena as Bibliotecas do 1º ciclo, escolherá o representante da turma na final.
A final irá realizar-se no dia 21 de Março no Auditório da Biblioteca Municipal e serão atribuídos os 1º, 2º e 3º lugares por um júri nomeado pela Câmara Municipal.

Os critérios para a escolha dos melhores são:

- Leitura sem “atropelos”, em que se nota que a criança conhece e lê de forma natural as palavras.
- Boa dicção, a criança para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons.
- Tornar a leitura um prazer para quem ouve, a leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados
- Grau de dificuldade do texto escolhido, as palavras que constituem o texto são de difícil articulação e o texto é complexo
- A qualidade do texto escolhido, qualidade literária, as palavras e os sentidos.

As provas decorrem em duas fases:

1ª – A criança é convidada a ler um texto que escolheu e preparou.
2ª – A criança é convidada a ler um texto que lhe é dado no momento.

As duas prestações são avaliadas individualmente e os vencedores são aqueles que conseguirem pontuação mais elevada nas duas fases.

Conhecendo o entusiasmo com que as crianças têm vivido as edições anteriores deste concurso e o empenho que colocam na sua preparação, estamos certos de que será de novo uma prova de grande qualidade.

As inscrições estão abertas até 31 de Janeiro de 2012.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Revista Digital Emília: leitura e literatura para crianças e jovens

“EMÍLIA é uma iniciativa de um grupo ligado à área editorial, comprometido com a promoção da leitura e com a literatura para crianças e jovens. Unidos pela convicção da necessidade de democratizar a prática da leitura e da importância de oferecer um meio de discussão e reflexão sobre essas questões, estes profissionais uniram seus conhecimentos e suas experiências para criar EMÍLIA.”

Apesar da revista ser Brasileira, constitui sem dúvida uma mais valia no âmbito da leitura e literatura para crianças e jovens. A revista é rica em conteúdos que vão desde artigos de fundo, entrevistas, recensões, reflexões e experiências, notas críticas à artigos de opinião.

Um recurso que sem dúvida vale a pena reter e consultar.

Está disponível aqui!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Novidade na Biblioteca: Milagre em Nova Iorque

Milagre em Nova Iorque é um romance da autoria de Luanne Rice, escritora americana que já publicou mais de duas dezenas de livros e a sua escrita é considerada pelo New York Times Book Review como uma «rara combinação de realismo e romance».

A história deste livro publicado em Portugal em 2011, parece à primeira vista simples, porém está recheada de emoções e sentimentos que irão certamente tocar e envolver o leitor.

A edição portuguesa vem complementada com uma nota manuscrita da autora, intitulada de “My love letter to Portugal”, onde ela diz que “Milagre em Nova Iorque” é sobre o amor, a amizade, a fé e as tradições natalícias… com um pouco de encantamento à mistura.

As personagens centrais do romance são Catherine, uma viúva, que trabalha na Biblioteca Privada da Reinbeck Corporation e Christy, igualmente viúvo, vendedor de árvores de Natal e pai de dois filhos.

É precisamente na época natalícia que Catherine e Christie se encontram e vão redescobrir a magia do Natal e do amor.

Leia, porque ler é um prazer!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A importância da leitura na terceira idade

Durante o século XX a esperança de vida dos habitantes dos países desenvolvidos aumentou bastante, o que actualmente se traduz numa população cada vez mais envelhecida.

De acordo com os dados do Banco Mundial de Indicadores para o Desenvolvimento Mundial a esperança média de vida dos Portugueses era em 1960 de 63,04 anos. Em 2009 a esperança média de vida dos Portugueses era de 78,73 anos. E em 2010 existiam em Portugal por cada 100 jovens, cerca de 118 idosos.

A maior parte das pessoas deseja chegar à Terceira Idade com saúde e capacidades para enfrentar o dia-a-dia, porém chegados a esta etapa da vida muitos idosos sentem-se abandonados pela sociedade e por isso ficam sujeitos a vários distúrbios psíquicos, entre eles a depressão. A depressão na Terceira Idade é provocada por alterações afectivas, efeitos fisiológicos do envelhecimento, consciência da aproximação do fim da vida, reforma e consequente inactividade profissional, sensação de inutilidade, solidão, isolamento, etc. A depressão dos idosos está ainda relacionada com o modo como a sociedade encara a velhice: vivemos numa sociedade que valoriza o novo e subestima o velho. Não só a morte é indesejável, também a velhice o é. Porém a Terceira Idade deveria ser compreendida como apenas uma nova fase de vida e a imagem que deveríamos ter das pessoas idosas, deveria ser a da experiência, da luta diária, da sabedoria e do conhecimento.

Diversos estudos apontam que para minimizar os efeitos negativos do envelhecimento, a estimulação é o melhor caminho. E uma das formas de fazer essa estimulação é através do lazer: ver filmes, visitar exposições, participar em tertúlias, dançar, cantar, ler, etc.

O lazer, de acordo com Clarissa Benassi Gonçalves da Costa Sueli Bortolini autora do estudo A Terceira Idade e as acções de leitura dos bibliotecários de duas instituições, “é uma forma de resgatar a cidadania da pessoa idosa, minimizar as desigualdades sociais, injustiças e ainda, melhorar a sua convivência na família e na comunidade.”

Dentre as actividades de lazer destacamos a leitura que em muitos casos possibilita ao leitor adquirir novos conhecimentos, desenvolver a inteligência, extravasar sentimentos, exercitar a memória e o raciocínio.

O exercício da leitura, e também o da escrita, são instrumentos poderosos que ajudam a revigorar o cérebro. A actividade intelectual na terceira idade é crucial para manter os idosos activos e evitar ou retardar o aparecimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas (por exemplo, a doença de Alzheimer) que levam a memória e trazem as demências.

O nosso cérebro é um organismo vivo que aprende e cresce ao interagir com o mundo através da percepção e da acção. A estimulação mental, bem como o exercício físico, melhora o funcionamento cerebral e protege este órgão do declínio cognitivo. O cérebro humano tem a capacidade de se adaptar e modificar continuamente. Mesmo em idade avançada novos neurónios podem nascer. Muitos problemas de declínio mental são o resultado da inactividade ou falta de estímulo cerebral.

Tornando a citar Clarissa Bortolini “A leitura, seja ela qual for, pode tornar uma pessoa alegre ou deprimida, despertar a curiosidade, estimular a fantasia, provocar descobertas, lembranças, libertar emoções, levar as pessoas a outros tempos e lugares, imaginários ou não, provocar satisfação, promover a compreensão do indivíduo e do mundo.”

A leitura realizada em grupo pode tornar-se ainda mais estimulante, pois um mesmo texto terá várias interpretações diferentes o que pode dar azo a conversa, troca de ideias e opiniões, e em último promove a sociabilização, que pode ajudar a diminuir a sensação de isolamento, a carência afectiva e social.

As bibliotecas devem perante o exposto e tendo em conta o seu papel social desenvolver actividades de promoção de leitura junto à população que constitui a terceira idade, proporcionando-lhe iniciativas que a aproxime dos livros. O mediador de leitura para este grupo alvo deve ser criativo, dinâmico, informado e inovador para que ao mediar a leitura possa contribuir para o desenvolvimento sensorial, emocional e/ou racional do idoso, pois desempenha um importante papel na reintegração social dessa população.

Miriella de Vocht
Arganil, 13 de Janeiro de 2012

Bibliografia consultada:

Pont Géis, Pilar – Actividade física e saúde na terceira idade. Porto Alegre: Artmed, 2003. ISBN 85-363-0064-7

Santos, Figueiredo. Encarnação, Fernanda – Modernidade e gestão da velhice. [Faro]: Centro Regional da Segurança Social, D.L. 1998

Zenhas, Armanda – Ler e escrever um elixir de vida na terceira idade.
Disponível em:

Bortoline, Clarissa Benassi Gonçalves da Costa Sueli - A terceira idade e as ações de leitura dos bibliotecários de duas instituições
Disponível em: http://eprints.rclis.org/handle/10760/13267  (acedido em 12.01.2012)

McCluskey, Robert - The Critical Importance of Recreation For Senior Citizens
Disponível em: http://EzineArticles.com/?expert=Robert_McCluskey (acedido em 12.01.2012)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novidade na biblioteca: Avaliação comunitária de uma população de idosos

O livro Avaliação comunitária de uma população de idosos foi um trabalho elaborado por Rogério Manuel Clemente Rodrigues, professor na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, especializado em Enfermagem de Saúde Pública, Mestre em Saúde Pública, pela faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Doutorado em Ciências da Enfermagem, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Neste estudo o autor descreve com rigor científico os determinantes no processo de envelhecimento. “A evolução demográfica verificada nas sociedades ocidentais, com aumento da longevidade e baixa na natalidade, tem conduzido a uma estrutura etária que se caracteriza por envelhecimento demográfico”. Nesse sentido e pensando na qualidade de vida dos cidadãos com 65 anos ou mais, o autor avalia “duas componentes essenciais para o planeamento da prestação de cuidados de saúde e para a alocação: o estado funcional e a utilização e necessidade sentida de serviços.”

Este trabalho é sem dúvida um excelente contributo para todos aqueles que trabalham com idosos na medida em que faz um diagnóstico minucioso sobre o estado da saúde funcional dos idosos e de quais os recursos de que mais precisam.

Nota: O livro apresentado encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A curva do rio de V. S. Naipaul

“Situada num país africano sem nome, a história é narrada por Salim, um jovem adulto filho de comerciantes indianos há muito estabelecidos naquele bocado de costa. Ele acredita que o mundo é o que é e que quem não é alguém não tem lugar nele. Assim, decide abandonar a faixa costeira e torna-se dono da sua própria loja numa pequena cidade em crescimento, no interior mais remoto do continente. Este lugar, esta "curva no rio", porém, é um micro-cosmo da África pós-colonial no momento da sua independência: um cenário de caos, mudança, violência, guerras tribais, ignorância, isolamento e pobreza. Desta paisagem riquíssima, emerge uma das obras mais poderosas de V.S. Naipaul, a Curva do Rio - uma emocionante história de sublevação e desmoronamento social.”
Fonte: www.quetzaleditores.pt

A curva do rio é considerado um dos melhores 100 romances do século XX.

Nas palavras de João Céu e Silva, licenciado em história e Jornalista do Diário de Notícias, onde é autor da rubrica “Estante de Livros”, este livro é “uma história que merece uma dedicação total, tal é a profundidade dos seus sentimentos que transporta e a beleza de um cenário literário inexcedível (…) Este é o tipo de livro que nestes tempos de crise deve ser lido mais do que uma vez (…)”

Leia, porque ler é um prazer!

Nota: O livro apresentado encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Manifesto da IFLA sobre as bibliotecas digitais

Na sua última conferência geral, realizada em Novembro de 2011, a UNESCO aprovou o Manifesto da IFLA para as Bibliotecas Digitais. O manifesto encoraja os governos e as organizações internacionais a desenvolver estratégias de digitalização e a criar bibliotecas digitais com o objectivo de facilitar o livre acesso à informação e tornar o património cultural e científico do mundo acessível a todos.

Como se pode ler na introdução do Manifesto é convicção da IFLA que a disseminação da informação dá aos cidadãos instrumentos para a aprendizagem ao longo da vida. O acesso às fontes de informação e aos meios de comunicação, são tão importantes para a saúde e educação, quanto o desenvolvimento cultural e económico. As bibliotecas são consideradas há muito como agentes essenciais na promoção da paz e dos valores humanos. As bibliotecas viram se agora para o formato digital e os seus serviços digitais abrem um novo canal no universo do conhecimento e da informação.

Leia mais sobre esta temática em:
http://www.ifla.org/en/news/unesco-endorses-the-ifla-manifesto-for-digital-libraries ou consulte o manifesto aqui.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Livro do mês: 13 gotas ao deitar

13 gotas ao deitar de Alice Vieira, Catarina Fonseca, Leonor Xavier, Luísa Beltrão, Rita Ferro e Rosa Lobato de Faria

Alfragide: Oficina do Livro, 2009

13 gotas ao deitar é um romance nascido da imaginação e colaboração de seis autoras portuguesas. Como afirma Alice Vieira, no prefácio, a elaboração deste romance “não foi um trabalho fácil: somos todas de escritas muito diversas; nem sempre aceitávamos bem que a parceira que nos continuava a história não pegasse nos fios que tínhamos deixado mesmo, mesmo, prontinhos para isso; refilávamos quando uma de nós queria que tudo tivesse explicação lógica, ou quando outra deixava a imaginação subir de tal maneira que quase lhe perdíamos o rasto…”
As autoras escolhidas para esta loucura colectiva por afinidades literárias e afectivas, conseguiram no final apresentar um romance alucinante e divertido, onde sem dúvida a imaginação imperou.
Uma mulher que assume várias personalidades, um segredo que envolve três gémeos e o assassínio estranho de três homens, são o condimento deste enredo que nos surpreende a cada página!
Um livro diferente, que sem dúvida vale a pena ler!

Excerto:

“- Maria Marina Silveira Figueiroa – disse o agente e olhou para um maço de folhas de papel que tinha em cima da mesa, repetiu o meu nome e continuou a ler o dia em que nasci, o bilhete de identidade, o meu número de contribuinte, o estado civil, a filiação, a morada, os telefones. Se sabem tudo de mim, o que será que sabem que eu ainda não saiba?, ainda pensei, enquanto lhe ouvia a respiração grossa e as duas vezes que tossiu, antes de tirar do bolso um lenço aos quadrados, com que limpou a boca e o nariz. Respirou fundo, ainda, a tomar balanço para me olhar a direito e continuar:
«Serve o presente interrogatório de adenda e esclarecimento para o processo em que a Senhora Maria Marina Silveira Figueiroa é suspeita de envolvimento em homicídio culposo, configurado como crime hediondo, juridicamente incluído entre aqueles que merecem considerações agravadas com alta reprovação por parte do legislador. O crime foi praticado com violência, sordidez, crueldade extrema, de acordo com o registo de ocorrênciua anexo à documentação.
Outra pausa. Outro olhar. E eu a soltar-me em soluços:
- Mas que desgraça é essa? Não pode ser!!.”

Leia, porque ler é um prazer!

Nota: este livro encontra-se disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal